domingo, 15 de abril de 2007

SAÚDE E HOSPITAL EM PARELHEIROS

A saúde funciona como corpo autônomo, fora da gestão local. A administração da Subprefeitura não tem incidência e frágil coordenação intersetorial com a saúde, sem participação na formulação das atividades e planos regionais da saúde, sendo demandada para Emergências e manutenção.

Temos clara a concepção sistêmica da saúde, como não sendo só um problema técnico mas de soluções integradas. No inicio da gestão abrimos espaço para um “Fórum Movimento Popular da Saúde”. Contudo, nas primeiras reuniões se vislumbramos mais um conceito reivindicativo clássico da saúde, o curativo em detrimento do preventivo, apresentando como a solução da saúde o hospital, com pouca ou nenhuma ação dos “Conselhos Gestores” e trabalho eficaz do Agentes Comunitários.

O único “Conselho Gestor” que solicitou apoio e apresentou proposta com fundamentos, a partir da qual iniciamos gestões, foi a de potenciar o espaço do Pronto Socorro Balneário São José em um Mini-Hospital. Após reunir com este Conselho e em base aos seus dados, formulamos uma “Folha de Informações” (abaixo), a qual entregamos ao prefeito por ocasiãoda inauguração do Centroi de Cidadania da Mulher.
A SITUAÇÃO DO PRONTO SOCORRO DO BALNEÁRIO SÃO JOSÉ
· O Pronto Socorro do Balneário São José foi inaugurado em 1989, com cirurgião, ortopedista, ginecologista e pediatras. Em 1997 funcionou uma sala de cirurgia e maternidade, chegando a fazer 120 partos e atendendo 15 mil pessoas ao mês. A partir de 2001 diminui o investimento e manutenção e as equipes, levando a desativação da sala cirúrgica em 2003, com argumento técnico de falta de transfusão.

· O atual Pronto Socorro(OS) tem estrutura física adequada subtilizada, tem 2.500 m2 de área construída em terreno publico municipal com potencial de expansão de até 5 vezes com cerca de 12.000 m2. A estrutura técnica e pessoal, a sala cirúrgica e área física desativada que permitiria viabilizar, com baixo investimento e em curto prazo um Mini-Hospital, o qual satisfaria uma das principais demandas da região, e em conjunto com as AMAs diminui a pressão sobre os equipamentos da região sul e melhora a qualidade de atendimento.

· Hoje o PS hoje tem terceirizado os seguintes serviços: Limpeza, Lavanderia, Nutrição, Serviço de Ambulância, Raio X, Laboratório. Tem 180 funcionários, o SAMU, 10 quartos, 25 leitos (sendo 7 pediatria) e atende cerca de 10 mil pessoas ao mês.

1- REQUISITOS PARA TRANSFORMAR O PRONTO SOCORRO EM MINI HOSPITAL
Reativar e atualizar a Sala Cirúrgica com pequena reforma montando uma sala de
recuperação anestésica e unidade de transfusão
Reativar as áreas ociosas terminando a reforma e ampliação paralisada do espaço da Enfermaria (desde 1997), aumentando em 20 leitos (em área já construída)
Garantir a equipe de médicos necessária para o Centro Cirúrgico

2- Custo estimado pela equipe (2005) para adequação da estrutura segue abaixo e o tempo de conclusão depende dos recursos.

Nenhum comentário: