domingo, 15 de abril de 2007

ESTATISTICAS

O sistema de informações estatísticas em Parelheiros é frágil e não subsidia a gestão, emerge parcial e pulverizado dificultando o planejamento deixando a gestão no papel de síndico da estrutura estabelecida.

ECONOMIA SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O reconhecimento da necessidade e importância de um perfil próprio de um setor de Economia Social é reconhecido pela diretriz estratégia da Recomendação 193 da –OIT- Organização Internacional do Trabalho, aprovada por unanimidade por quase 180 países, entre eles o Brasil, na Conferência Mundial do Trabalho de 2002, Esta Recomendação já integra as diretrizes do sistema de planejamento de vários países e da União Européia. Resumidamente expressa o seguinte: itens (4/h e no 6) estão as bases programáticas de um terceiro setor social na economia quando expressa: “estabelecer e expandir um setor social distinto na economia, viável e dinâmico, que abarque as cooperativas e responda às necessidades sociais e econômicas da comunidade” e mais adiante insiste, “uma sociedade equilibrada necessita da existência de setores públicos e privados fortes e de um forte setor cooperativo, mutualista e outras organizações sociais e não governamentais. Dentro deste contexto os governos deveriam estabelecer uma política e um marco jurídico favoráveis às cooperativas e compatíveis com sua natureza e função, e inspirados nos valores e princípios cooperativos enunciados ...” . Maiores informações podem ser obtidas em http://www.waltertesch.com.br/ .

Em sintonia com estes princípios, no que tange ao poder público e especialmente considerando a peculiaridade da região em foco, frágil consolidação territorial, econômica e social a Subprefeitura de PARELHEIROS esta promovendo iniciativas que fortaleçam o tecido econômico e social. Estimulando a organização do SETOR PRIVADO, exercendo um efetivo papel promotor do SETOR PUBLICO e de acordo a Recomendação 193, esboçando as linhas de um SETOR DE ECONOMIA SOCIAL através de cooperativas, associações, sempre que possível em parceria com o setor Privado e Público. A premissa é que a promoção e consolidação do Setor de Economia Social dentro dos parâmetros da sustentabilidade em base ao patrimônio e recursos locais, dinamizará o conjunto da economia regional. O esquema abaixo ilustra a proposta:

(1)-Em fase de promoção do projeto com recrutamento dos integrantes, se especializará em vias urbana dos cerca de 180 Bairros.(ver projeto específico)
(2)-Cooperativa com viabilidade tem como objeto a manutenção de mais de 400 quilômetros de vias rurais, cada integrante conserveiro trabalhará na manutenção de cerca de 10 Km com potencialidade de produção integrada de mel.
(3)-A partir da experiência existente o projeto aponta articular Conserveiro de Bairro, catadores, coleta seletiva e pública, ferro velho em um único “sistema de reciclagem de resíduos sólidos”.
(4)-Como a administração e gestão estratégica é o ponto frágil, a forma jurídica de Central de Cooperativa objetiva com transparência e pedagogia economia social fazer a gestão administrativa compartilhada das unidades do sistema promovendo serviços e investimentos comuns. Na perspectiva, esta Central articulará o desenvolvimento de Projetos e Crédito para os empreendimentos.
(5)-Em fase de contatos e formatação, iniciando Oficina de formação ampla e posterior consolidação de um Núcleo do sistema a se instalar no Portal das Águas.
(6)-O Centro terá a função de capacitação técnica e social dos integrantes do sistema, na primeira fase será um Programa, podendo se constituir em uma estrutura estabelecida na medida em que se consolide o Sistema.
(7)-Projeto na area agricola como, “fabrica verde” em parceria com Secretaria do Trabalho.
(8)-Projeto em estudo com promoção da SVMA e Subprefeitura, mas objetivo e autosustenção ligado ao sistema (vire)(9)-O centro promoverá através do sistema a atenção as necessidades emergentes e (1).Funcionários da Subprefeitura já estão fazendo adesão a COOPECREDITO visão disseminar a cultura associativa na região.

Nenhum comentário: