quarta-feira, 18 de abril de 2007

CINE PORTAL DAS ÁGUAS EM PARELHEIROS

Parelheiros não possui nenhuma sala de cinema. O cinema, as expressões audiovisuais e as mídias de forma genérica, como expressão sistêmica de um complexo de atividades, conhecimento, desenvolvimento tecnológico estão no eixo dinâmico da nova economia e da construção da subjetividade da sociedade atual. A gestão de Parelheiros contando com servidores criativos e motivados iniciou através do cinema o resgate dos valores das matrizes históricas da região promovendo uma mostra do cinema alemão, do cinema japonês e agora uma “Mostra de Cinema Ambiental Portal das Águas”. A Mostra quer contribuir com um novo olhar na dimensão de educação ambiental e de geração de potencialidade de trabalho e renda. Para isto busca motivar participativamente um conjunto de agentes públicos e privados, professores, lideranças comunitárias e voluntários, profissionais e moradores, especialmente jovens, o que certamente permitirá consolidar uma importante base de uma rede de cinema e vídeo ligada a região dos mananciais.

A Mostra expôs um conjunto de mais de 80 (oitenta) filmes e documentários. Apresentou temas ambientais, ecológicos e água, tem a ambição de gerar uma massa critica de informações na região que sirva de base para o desenvolvimento de atividades de economia e renda além da construção de uma visão da defesa e valor dos mananciais para os moradores e para a cidade. Com este objetivo foi também incluída a realização de uma Oficina Linguagem Cinematográfica e Uso da Câmera. Ao concluir a Mostra, o sonho e consolidar uma Videoteca Comunitária Portal das Águas. A proposta é constituir com os envolvidos o “Núcleo de Cinema e Vídeo do Portal das Águas”. Neste processo, a gestão da Subprefeitura se compromete a subsidiar para obter equipamentos adequados que permitam o ensino de edição, de vídeo de forma a fortalecer a base para a geração de trabalho e renda neste segmento. Tudo isto será possível se os colaboradores e os participantes conseguirem ter uma visão comum. Recursos e parceiros não faltam. Mas parceiros necessitam pares, ou seja, dois, um imprescindível é a comunidade organizada, os outros são muitos (Lei Rouanet, Leis de incentivos, Empresários, etc.). Mas são necessários projetos. Claro! Temos a expectativa de que estes jovens videomakers contribuam para um novo olhar da comunidade local e para o conjunto da sociedade.

Nota: A Subprefeitura agradece a todos aqueles que viabilizaram este projeto. Fundo Municipal do Meio Ambiente da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, as instituições que colaboraram com o material audiovisual: Instituto Goethe, Consulado Geral do Japão, British Council Brasil, São Paulo Turismo, Secretaria de Estado da Cultura, Embaixada da França no Brasil, Cinematográfica Polifilmes, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Consulado Geral da Noruega, Embaixada do México no Brasil, SABESP, Museu da Imagem e do Som, Cinemateca Brasileira, TV Cultura e Consulado Geral da Polônia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou iniciando um blog a respeito de parelheiros também e gostar~ia que passasse no endereço e desse algumas sugestões. O tema é mais propriamente MEIO AMBIENTE. obrigada

o blog é esse
http://apoficina.blog.terra.com.br